quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Cheleiros VI

Cheleiros

Cheleiros é uma bonita freguesia pertencente ao concelho de Mafra, na grande região de Lisboa, na fronteira com o concelho de Sintra, situada num local pleno de beleza e paz de espírito.

Região de férteis solos, clima agradável, geografia pouco acidentada e diversos cursos de água, denota ocupação humana desde tempos pré-históricos, encontrando-se também diversos vestígios de ocupação Romana.

O topónimo “Cheleiros” deriva do nome da Ribeira que atravessa esta freguesia, que tem foral desde 1195, concedido pelo rei D. Dinis.

Nesta freguesia nasceu o padre António José, que se pensa ter tido forte influência junto ao rei D. João V para a construção da sua majestosa obra, o Palácio Convento de Mafra.

Cheleiros orgulha-se do seu interessante Património, com destaque para a bonita Igreja Matriz de traçado Manuelino, para a antiga ponte de Pedra, a Capela do Espírito Santo ou o que resta do antigo Pelourinho.

A freguesia enche-se de tradição e devoção a 15 de Agosto, aquando dos festejos da Padroeira Nossa Senhora da Assunção do Rocamador, reunindo muitos visitantes e locais.
Fonte: GuiadaCidade

Nikon D90

Sem comentários: