quarta-feira, 12 de junho de 2013

Palácio dos Machadinhos IV

Nikon D5000



De planta rectangular, o edifício apresenta volumetria paralelepipédica, sendo a cobertura efectuada por telhados a 4 águas perfurado por janelas trapeiras. O alçado principal (S.), lateralmente delimitado por cunhais de cantaria e compartimentado em 3 panos por pilastras, organiza-se em 3 níveis, reconhecendo-se no 1º - animado pela presença do portal - vãos de forma irregular devido à pendente da rua, no 2º 13 janelas de peito quadradas e no 3º (andar nobre) idêntico número de janelas de sacada. Sobre a verga do portal de cantaria de feição pombalina e elementos decorativos rococó com o qual se articula ao nível do piso nobre uma janela de sacada, reconhece-se uma cartela rocaille com a pedra de armas dos Pinto Machado. No interior, a partir do átrio, desenvolve-se uma escadaria de acesso aos andares superiores. Na compartimentação interna reconhece-se o desenvolvimento dos compartimentos socialmente mais relevantes ao longo do alçado principal. As salas do andar nobre ostentam silhares de azulejos setecentistas monócromos (atrib. a Bartolomeu Antunes) e tectos estucados (atrib. a João Grossi, 1718-1781), reconhecendo-se ainda telas de variados pintores portugueses oitocentistas, de temática alusiva a Lisboa.
Entre os painéis de azulejo que ornamentam as salas do piso nobre - figurando cenas mitológicas, profanas (festas galantes) - que ornamentam algumas salas reconhecem-se, pelo desenho e composição, conjuntos diversos, datáveis período joanino. Nos jardins reconhece-se uma construção de planta hexagonal (casa de fresco), coberta por cúpula revestida de azulejo, bancos e conversadeiras revestidos com azulejos polícromos setecentistas (reaproveitados). A pedra de armas é um escudo partido, ao 1º de Pinto - de prata com 5 crescentes de vermelho postos em sautor - e ao 2º de Machado - de vermelho com 5 machados de prata encabados de ouro postos em sautor. Como timbre : um elmo com dois machados em aspa

Sem comentários: