Nikon D5000
De
planta rectangular, o edifício apresenta volumetria paralelepipédica, sendo a
cobertura efectuada por telhados a 4 águas perfurado por janelas trapeiras. O
alçado principal (S.), lateralmente delimitado por cunhais de cantaria e
compartimentado em 3 panos por pilastras, organiza-se em 3 níveis,
reconhecendo-se no 1º - animado pela presença do portal - vãos de forma
irregular devido à pendente da rua, no 2º 13 janelas de peito quadradas e no 3º
(andar nobre) idêntico número de janelas de sacada. Sobre a verga do portal de
cantaria de feição pombalina e elementos decorativos rococó com o qual se
articula ao nível do piso nobre uma janela de sacada, reconhece-se uma cartela
rocaille com a pedra de armas dos Pinto Machado. No interior, a partir do
átrio, desenvolve-se uma escadaria de acesso aos andares superiores. Na
compartimentação interna reconhece-se o desenvolvimento dos compartimentos
socialmente mais relevantes ao longo do alçado principal. As salas do andar
nobre ostentam silhares de azulejos setecentistas monócromos (atrib. a
Bartolomeu Antunes) e tectos estucados (atrib. a João Grossi, 1718-1781),
reconhecendo-se ainda telas de variados pintores portugueses oitocentistas, de
temática alusiva a Lisboa.
Entre
os painéis de azulejo que ornamentam as salas do piso nobre - figurando cenas
mitológicas, profanas (festas galantes) - que ornamentam algumas salas
reconhecem-se, pelo desenho e composição, conjuntos diversos, datáveis período
joanino. Nos jardins reconhece-se uma construção de planta hexagonal (casa de
fresco), coberta por cúpula revestida de azulejo, bancos e conversadeiras
revestidos com azulejos polícromos setecentistas (reaproveitados). A pedra de
armas é um escudo partido, ao 1º de Pinto - de prata com 5 crescentes de
vermelho postos em sautor - e ao 2º de Machado - de vermelho com 5 machados de
prata encabados de ouro postos em sautor. Como timbre : um elmo com dois
machados em aspa
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